27 setembro 2013

A amadora paixão pela meteorologia

No mundo inteiro, a meteorologia, assim como a astronomia, não é apenas uma atividade profissional. O trabalho dos meteorologistas profissionais é imprescindível, mas a paixão pela ciência do tempo é vivida também por milhões de pessoas que se dedicam à meteorologia como amadores, muitas vezes colaborando com órgãos governamentais. Este blog é um humilde exercício amador de difusão de informações meteorológicas.

4 comentários:

Paulo R. Hames (Paulo Tempo) disse...

Entendo sua opinião. Porém a meteorologia é uma profissão como qualquer outra, por isso precisa de gente com formação para exercê-la. Já pensou se um médico amador atende seu filho? Meteorologia é coisa séria, é um serviço a população. Precisamos sim dar valor a quem fica 4 anos na faculdade para exercer uma profissão magnífica que é a meteorologia. Colaborar com o meteorologista é compartilhar dados e ajudar a difundir a previsão dele, não fazer sua própria previsão e espalhar nas redes sociais. Abraço!

Artur disse...

Obrigado por prestigiar este blog, Paulo Hames. A diversidade de opinião e o debate público de ideias são características da democracia que eu muito valorizo. Mas entendo que há um equívoco de interpretação da sua parte em relação ao meu comentário: valorizar o espaço do meteorologista amador não implica desvalorizar o meteorologista profissional. O espaço que os meteorologistas amadores ocupam aqui no Brasil e no mundo todo é complementar ao dos profissionais. O diploma de meteorologista garante, por lei, o exercício profissional de meteorologista, mas não garante o monopólio do discurso sobre a meteorologia. Todas as pessoas falam sobre o tempo nas conversas do dia da dia e nas redes sociais, e não entendo que os meteorologistas profissionais queiram impedir que os amadores possam falar sobre fenômenos meteorológicos. O exercício amador da meteorologia não traz nenhum resultado financeiro, pelo contrário, consome recursos. Quem pode ser remunerado pelo trabalho como meteorologia são os profissionais. Assim como você, também tenho uma estação meteorológica automática cujos dados coloco à disposição de todos em tempo real. Meteorologistas profissionais têm utilizado suas informações, especialmente em situações de calamidade pública, como aconteceu em São Leopoldo em fevereiro de 2011. Para além dos dados meteorológicos de minha estação, ou imagens de radar e fotos de satélite, todas públicas, informo aqui previsões do tempo de modelos numéricos - dados também públicos. Não tenho a menor condição de fazer qualquer previsão do tempo, mas faço o que você sugere: difundir a previsão do tempo de serviços públicos e privados de previsão do tempo. Inúmeros meteorologistas profissionais me seguem no Twitter e interagem comigo pelo Facebook. Nenhum deles viu que minhas informações são uma usurpação do sagrado exercício profissional da meteorologia, garantido por lei aos diplomados em meteorologia. Se este é seu entendimento, respeito sua opinião, mas, como demonstrado acima, discordo frontalmente dela.

Paulo R. Hames (Paulo Tempo) disse...

Sim, eu concordo que amadores possam colaborar com os meteorologistas e também que o diploma de meteorologista não garante o monopólio de informações. No entanto, há sim gente no Brasil ganhando dinheiro com informações amadoras e duvidosas sobre previsão do tempo. Não é o seu caso, pois você faz um grande trabalho com o blog. Minha mensagem foi direta a esses charlatões, cujos quais já bati de frente e me ameaçaram de processo jurídico. Abraço Artur.

Artur disse...

Paulo, obrigado pela tua resposta. Esclareceu um ponto sobre o qual eu havia ficado em dúvida. Ficou claro para mim agora que nossas ideias são convergentes, embora com ênfases distintas. Concordo contigo: meteorologista amador que ganha dinheiro com a meteorologia é mesmo charlatão e deve ser denunciado. Cabe aos apaixonados pela meteorologia, mas sem diploma na área, ajudar a difundir informações meteorológicas, e há muitos que o fazem respeitando os limites que devem ser observados entre a atuação amadora e a profissional.
Que você possa seguir com pleno êxito sua carreira de meteorologista! Um abraço.