29 setembro 2013

Estação meteorológica automática de São Leopoldo completa três anos de funcionamento



Na última quarta-feira, dia 25 de setembro de 2013, a estação meteorológica automática do bairro Cristo Rei, em São Leopoldo, completou três anos de funcionamento ininterrupto. Desde que começou a operar, no pátio de minha casa, a estação sempre esteve online, informando as condições do tempo pela internet em tempo real.
Todo dia, centenas de pessoas acessam seus dados por uma das diferentes páginas onde as informações se encontram disponíveis. Até mesmo a Prefeitura de São Leopoldo beneficiou-se com as informações da estação numa oportunidade em que pediu auxílio da Defesa Civil Nacional para reparar danos provocados por uma grande enxurrada.
Seus dados integram redes das quais participam milhares de outros proprietários de estações meteorológicas automáticas espalhadas pelo planeta: a rede da Underground Weather, com cerca de 25.000 estações, e o Citizen Weather Observer Program (CWOP), ligado ao NOAA, dos Estados Unidos.
A disponibilização das informações meteorológicas para o público atende a uma premissa, na qual acredito e que tento pôr em prática: a informação meteorológica é um bem público, e deve ser gratuitamente disponibilizada a toda a comunidade.
A meteorologia é uma ciência, como a astronomia, em que há uma grande colaboração entre profissionais e amadores. Meus blogs que tratam do tempo, junto com essa estação meteorológica, são a modesta contribuição de um amador apaixonado pelos fenômenos meteorológicos.
Eis alguns sites em que se pode obter informações da estação automática:
Além disso, seus dados podem ser acompanhados também em telefones celulares:

Nenhum comentário: