18 janeiro 2015

Por que o aquecimento global não está sendo provocado pelo Sol

Algumas pessoas imaginam que os climatologistas estão errados. Aceitam que haja o aquecimento global, mas acreditam que a atividade humana não é sua principal causa. Defendem a ideia de que o aquecimento decorre de uma variação na intensidade de radiação solar que chega à Terra. O que dizem os cientistas? Dizem que, nos últimos 35 anos, o Sol e o clima têm andado em direções opostas.


Ao longo dos últimos 30 anos de aquecimento global, houve diminuição da atividade solar. O Sol e  o clima da Terra estão indo em direções opostas. Essa tendência tem levado os cientistas a concluírem que o Sol não pode ser a causa do aquecimento global recente.

Um dos mais comuns e persistentes mitos sobre o aquecimento global é o de que o Sol é a causa. Esta tese é defendida com o uso de uma manipulada seleção de dados, pela qual se mostra que, no passado, já ocorreu a correlação entre aumento de temperatura e maior atividade solar, mas ignorando as últimas décadas, quando os dois fatores apresentam flagrante divergência.


Quer saber mais sobre o que a ciência diz sobre o aquecimento global? Consulte o texto The Scientific Consensus on Climate Change.

Nenhum comentário: